uruçu-capixaba

Grau de ameaça (IUCN, BR, ES): MMA – EN

Descrição da espécie (tipo de organismo, tamanho, características visuais): É uma abelha sem ferrão (Melipona) conhecida como Uruçu-capixaba ou Uruçu-preta. Pertence à família Apidae e mede 11,5 mm. Sua coloração é marrom-escuro e claro.

Características biológicas interessantes – comportamento, reprodução, período reprodutivo, curiosidades: A espécie habita Mata Atlântica em áreas entre 800 e 1.200 metros em matas de altitude. Ela busca pólen de flores tanto em matas secundárias (em regeneração) e campos, exercendo um importante papel na recuperação desses ambientes através da polinização. A Uruçu-capixaba pode cruzar com outras espécies gerando híbridos, o que prejudica suas populações. Tem capacidade de dispersão, ou seja, não alcança áreas muito grandes. Faz suas colméias em ocos de árvores mais velhas e depende de um ninho matriz.

Relevância da Reserva Kaetés para a espécie, dicas de observação, número de indivíduos já observados, frequência de observação: A Melipona capixaba ocorre na Reserva Kaetés, com baixa frequência de observação. Curiosamente, seu mapa de distribuição no Espírito Santo coincide com as áreas de ocorrência da saíra-apunhalada, que no caso da Reserva Kaetés, funciona como espécie guarda-chuva da Melipona capixaba.