bagre-de-caetés

trichogenes claviger / bagre-de-caetés

Grau de ameaça (IUCN, BR, ES): IUCN – CR (Critically Endangered/Criticamente em Perigo); BR – CR (Criticamente em Perigo); ES – CR (Criticamente em Perigo)

Descrição da espécie (tipo de organismo, tamanho, características visuais): É um peixinho pertencente à família Trichomycteridae, que mede menos de 5 cm quando adulto. Tem um corpo compacto, mais largo na região anterior e gradualmente mais estreito em direção à nadadeira caudal. Sua coloração de fundo é castanho-claro, adornada por manchas escuras de diferentes tamanhos dispersas pelo corpo, assumindo formatos redondos ou ovais. Além disso, exibe três pares de barbilhões escuros (bigodes). A nadadeira peitoral é proeminente, enquanto a nadadeira dorsal é menor que as nadadeiras anal e peitoral. A nadadeira anal é longa e a nadadeira caudal é bifurcada.

Características biológicas interessantes – comportamento, reprodução, período reprodutivo, curiosidades: A espécie só ocorre na sub-bacia do rio Caxixe, afluente do rio Itapemirim e foi identificada até o momento em apenas duas localidades, sendo uma delas a Reserva Kaetés, onde foi descoberta. Esses peixes são encontrados em trechos sombreados de riachos, com água escura, com a correnteza lenta e constante. O fundo desses riachos é predominantemente arenoso, com aglomerações folhas e galhos em alguns pontos. Durante o dia, são nadadores ativos e ocupam o centro da coluna d’água onde comem pequenos invertebrados. Essas características evidenciam a adaptação da espécie a ambientes específicos, destacando a importância da preservação desses habitats sombreados para a conservação dessa espécie endêmica.

Relevância da Reserva Kaetés para a espécie, dicas de observação, número de indivíduos já observados, frequência de observação: A Reserva Kaetés possui diversas nascentes e cursos d’água, representando um dos raros lugares no mundo onde se pode encontrar essa espécie. Assim, a preservação do habitat torna-se vital para garantir a sobrevivência dessa espécie classificada como criticamente ameaçada. Na Reserva Kaetés, é notavelmente fácil avistar o trichogenes claviger ao longo de um curso d’água acessível, sendo observado em vários pontos. Essa disponibilidade facilita o monitoramento e destaca a importância da conservação ativa nessa área.

Crédito Juliana da Silva – Bagre-de-caetés (trichogenes claviger)

Crédito Juliana da Silva – Bagre-de-caetés (trichogenes claviger)